Coinju participa da organização das comemorações alusivas aos 29 anos do ECA

01 Jul 2019

Por: TJPB
Foto: TJPB

No dia 12 de julho, às 8h30, haverá o lançamento da campanha de 2019, na Ordem dos Advogados da Paraíba – OAB Seccional Paraíba

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju), do Tribunal de Justiça da Paraíba, vem se reunindo com a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde maio, para contribuir e construir uma agenda alusiva ao dia 13 de julho, data em que será comemorado os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No dia 12 de julho, às 8h30, haverá o lançamento da campanha de 2019, no Auditório da Ordem dos Advogados da Paraíba – OAB Seccional Paraíba.

Como integrante da Rede, a Coinju atua no fortalecimento de ações que promovam a proteção dos direitos do público infantojuvenil. O juiz Adhailton Lacet Porto, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital e coordenador da Coinju, já confirmou presença no lançamento.

Nessa quarta-feira (26), em reunião organizada pela Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes (Remar) foram discutidos os encaminhamentos sobre a continuidade das ações de organização. Na ocasião, ficou definido que durante o mês de julho, o juiz coordenador visitará escolas públicas e privadas da Capital para dialogar com alunos e professores sobre a importância do Estatuto, direitos e deveres do público infantojuvenil.

“Vamos mostrar que o Estatuto é um instrumento normativo de vanguarda, que veio para reconhecer os direitos do público infantojuvenil. Conversaremos, também, sobre bullying e respeito às diferenças. E, principalmente, evidenciar os avanços e conquistas do ECA e o trabalho em Rede existente, para por em prática o que está previsto em lei”, adiantou o magistrado.

Outras entidades da Rede planejam ações com o intuito de mobilizar a sociedade e dar espaço ao protagonismo de crianças e adolescentes. De acordo com a Coinju, serão realizados seminários, rodas de debate, festivais, caminhadas, flash mob, oficinas e Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, numa agenda que se estenderá até o mês de outubro.