Cidadania e Justiça na Escola inicia atividades de 2019 nesta quinta-feira no Gama

05 Set 2019

Por: TJDFT
Foto: TJDFT

Nesta quinta-feira, 5/9, o juiz do TJDFT e Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal – AMAGIS/DF, Fábio Francisco Esteves, estará na Escola na Escola Classe 1 do Gama para dar início às atividades do Programa Cidadania e Justiça.

Na ocasião, 74 alunos do 5º ano do ensino fundamental serão esclarecidos sobre questões referentes à cidadania e justiça – noções de ética, moral, política, deveres e direitos fundamentais. O objetivo do Programa é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los.

O conteúdo é ministrado por magistrados por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, na qual são explicadas a organização do Estado, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e o trabalho dos profissionais que nele atuam, bem como informações sobre direitos humanos.

O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com o futuro do país e acolhe o valor da Justiça Preventiva. O Programa, uma parceria entre o TJDFT, a AMAGIS/DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, é referência para outros estados brasileiros, para acadêmicos e instituições sociais.

Conheça o Programa

O Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente em 1999 pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. O objetivo era promover um contato direto entre estudantes e o Poder Judiciário, com o propósito de levar noções de cidadania e justiça para alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. No DF, o programa foi adotado pelo TJDFT e a AMAGIS/DF, em 2001 e, desde então, vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.