Juíza da VEMSE palestra em evento sobre aprendizagem profissional

14 Nov 2019

Por: TJDFT
Foto: TJDFT

A juíza titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF (VEMSE), Lavínia Tupy, ministrou palestra no painel “Aprendizagem e vulnerabilidade”, no evento “Política de Aprendizagem Profissional em Mato Grosso – Oportunidade para jovens”, que aconteceu nesta terça-feira (12/11), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento reuniu instituições públicas e privadas com a proposta de incentivar, sensibilizar e concretizar políticas de aprendizagem profissional no estado.

Durante sua apresentação, a juíza da VEMSE recordou o papel da aprendizagem profissional na efetivação da ressocialização de adolescentes do sistema socioeducativo. “Percebemos que, ao longo do tempo, os adolescentes começam a ter identidades, percebem que são sujeitos de direitos e nasce para eles uma perspectiva a mais de ter um futuro”, afirmou.

Para Lavínia Tupy, a modalidade profissional proporciona oportunidades também aos jovens de entidades de acolhimento e aos mais vulneráveis, muitas vezes no trabalho infantil. Além de resultados a curto prazo, a magistrada também defendeu ganhos contínuos: “Se quisermos ter uma sociedade mais pacífica lá na frente, temos que trabalhar com a qualificação profissional desses adolescentes, juntamente com a educação, formando um cidadão de bem”.

O evento ainda trouxe boas práticas de empresas e instituições convidadas e mitos e verdades sobre a política de aprendizagem. Confira a seguir o vídeo de cobertura do evento, com entrevista da juíza Lavínia Tupy, produzido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso.

Clique aqui para visualizar a entrevista da Juíza Lavínia Tupy.