CIJ realiza Círculo de Fortalecimento Interinstitucional

20 Nov 2019

Por: TJMS
Foto: TJMS

De 18 a 22 de novembro, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), está promovendo a Semana Nacional da Justiça Restaurativa e, nesta terça-feira (19), no Centro Integrado de Justiça (Cijus), realizou o Círculo de Fortalecimento Interinstitucional com representantes das instituições que atuam no atendimento à criança e ao adolescente.

Com a participação da Desa. Elizabete Anache, que responde pela CIJ, o evento visou apresentar o círculo como metodologia da Justiça Restaurativa, bem como favorecer um momento de aproximação entre as pessoas que representam as instituições e vivenciar esse trabalho no cotidiano.
 
Na abertura, a magistrada agradeceu a presença e a disponibilidade de cada um, principalmente em razão de ser objetivo da justiça restaurativa incentivar a paz por meio do diálogo. A desembargadora mencionou ainda que a importância da Semana Nacional da Justiça Restaurativa é justamente fortalecer os vínculos com outras instituições que trabalham em prol da criança e do adolescente.

“O interessante é que alguns representantes não conheciam o funcionamento, mas tiveram uma ideia de como é o trabalho da equipe da Justiça Restaurativa. Se mantivermos essa união de instituições, teremos um resultado muito mais produtivo”, ressaltou.

Para a juíza diretora do Cijus, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, a solenidade foi uma oportunidade de conhecer a Justiça Restaurativa. “Parabéns por essa iniciativa, pois nos deu a oportunidade de propiciar a integração entre os representantes de várias instituições que fazem parte do sistema”, disse ela.

Participaram também do Círculo de Fortalecimento Interinstitucional o juiz Mauro Nering Karloh, da Vara da Infância e da Adolescência; o promotor Fernando Martins Zaupa, o defensor público Eugênio Luiz Dameão; a delegada Ariene Nazareth Murad de Souza, da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude; Elton Nasser de Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS; Janusz Marian Danecki, bispo auxiliar da Arquidiocese da Capital; Elza Fernandes, secretária municipal de Educação; José Mário Antunes da Silva, secretário municipal de Assistência Social; Celso Almeida de Oliveira, superintendente de Assistência Socioeducativa; Kátia Regina Bazzano da Silva Rosi, professora da UFMS; Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, superintendente Municipal de Proteção Social Especial; Paola Nogueira Lopes Evangelista, coordenadora de Psicologia da SED, e Fabiene Gardim da SAFSEDS.

Importante destacar que, durante toda semana, a equipe da CIJ realizará novas atividades em alusão à Semana Nacional da Justiça Restaurativa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3317-8699 e 3317-8680.